Cores na Serra de Petrópolis
Na serra que liga o Rio de Janeiro à Petrópolis, existem várias barraquinhas que vendem bananas, aipim/mandioca/macaxeira, caldo de cana e ...... tapetinhos coloridos!
Há muitos anos que adoro ver esse trabalho artesanal de cores mil e, na nossa casa, existem alguns deles, mas sempre brancos.

O trabalho quase sempre é feito pelas mulheres das famílias que vivem nas terras que margeiam a estrada. Mas alguns homens e até crianças, muitas vezes também participam da confecção destas lindezas !
A Roseane e suas 3 filhas, estão ali com um sorriso largo para receber quem queira adimirar e/ou comprar seus trabalhos.

A Linda, simpatia em pessoa, também tem uma barraca cheia de peças bacanas!

Além dos tapetes, ela faz almofadas e bolsinhas super charmosas com alças de bambú, tudo ali da região.
Já tive uma bolsa destas ... uma pretinha!
E fui a muitas festas com ela que fazia o maior sucesso!


Os tapetinhos são feitos de tiras de mais ou menos 20cm de lycra ou viscolycra e esta matéria prima, são as sobras das inúmeras confecções e malharias de Petrópolis.

Os retalhos são cortados e separados por cor ou estampa.
A base para a confecção dos tapetes, são sacos de ração em nylon doados ou obtidos de graça na maioria das vêzes.

A técnica consiste em passar uma ponta do retalho de 20cm com a ajuda de uma agulha de bambú ou metal ou mesmo um simples grampo, por um furo no saco de nylon e voltar a mesma ponta por um outro furo. Depois é só dar um nó e assim sucessivamente.

Os retalhos vão sendo colocados um a um e as carreiras vão se formando.
Os tapetes lisos são vendidos por R$ 50,00 em média e os mais trabalhados, custam um pouco mais.

Se voce um dias desses subir a serra e passar pelas barracas dos tapetinhos coloridos, não deixe de parar. Nem que seja só para apreciar !!!!!!!