Oficina Brennand ... mas pode chamar de mundo paralelo
Há muito tempo eu tinha o desejo de conhecer os trabalhos do artista plástico e ceramista Francisco Brennand. De alguma forma, eu sabia que este lugar me impressionaria muito.

E, há alguns meses, estando em Recife - PE, lá fomos nós para esse mundo de magia e encantamento.
O lugar tem uma aura quase religiosa.

As instalações da Oficina Brennand são de uma simplicidade monástica e os jardins, projetados por Burle Marx combinam à perfeição com os galpões, fontes, esculturas e tótens.

Esse mundo paralelo, parece estar povoado de seres de outras dimensões.
Francisco Brennand, bebeu na fonte da Escola de Paris em fins dos anos 1940 e teve contato com trabalhos em cerâmica de Picasso, Chagal, Matisse e Miró, entre outros.

Faço aqui um devaneio meu ... nunca li nem ouvi falar algo parecido mas fico muito inclinada a achar que esse gênio, é dado a viagens da imaginação, com sua mente solta e vibrante criando elementos inanimados mas que, quem sabe, são também dotados de alma.

Peitos, falos, bundas e afins, são recorrentes no trabalho de Francisco Brennand que nos anos 1950 em Barcelona, conheceu os trabalhos de Gaudí. Desta experiência, trouxe ao Brasil a vontade de se aprofundar nas técnicas da cerâmica.
Além desse erotismo elegante e subversivo, suas criaturas podem ser vistas como semi-deuses donos daquele espaço e, em deferência, abrem seu mundo a ser visitado pelos humanos.

Em 1971, o artista de forma obistinada, fez nascer em uma antiga olaria do fim do século XX herdada por seu pai, esse espaço de criação que é assim é descrito: "Lugar único no mundo, a Oficina Brennand constitui-se num conjunto arquitetônico monumental de grande originalidade, em constante processo de mutação, onde a obra se associa à arquitetura para dar forma a um universo abissal, dionisíaco, subterrâneo, obscuro, sexual e religioso."

Entre seres de outros mundos, águas misteriosas, jardins impactantes e construções surpreendentes, uma chama atenção pela sua simplicidade: é o galpão onde são feitos eventos, festas, casamentos ...
Já imaginaram um cenógrafo e um iluminador de primeira linha criando uma festa nesse lugar?

Além de tudo, na Oficina Brennand come-se muitíssimo bem!
Há um café-restaurante muito simples também decorado com peças do artista e onde se come em serviços de cerâmica assinados.
A comida bem brasileira é ... divina!


Mas a sobremesa emblemática do Recife, o cartola - banana assada, queijo coalho grelhado, açúcar e canela - ali, tem além do sabor dos deuses, uma cara, uma produção que só quem faz comida com arte pode oferecer!

Depois de um almoço gostoso, nada melhor do que caminhar ... e continuar a admirar os espaços mágicos e lindíssimos que o trabalho desse grande artista nos oferece.
Se voce gostou, um dia desses, vá até lá! :))

OFICINA BRENNAND Propriedade Santos Cosme e Damião, s/n, Várzea - CEP 50740-970 - Recife - PE - BRASIL - Telefone: 81 3271.2466