Yoshioka Tokujin, Kurubayashi Takashi, as sombras e eu.
Com seus trabalhos Tokujin Yoshioka artista japonês e um dos mais importantes designers da atualidade, me mostrou que sua estética simples, seu conceito minimalista, sua criatividade e curiosidade ao lidar com a superfície e os objetos, só se manifestam em gênios.

Já trabalhou com mestres do design contemporâneo, vem há anos criando em parcerias com Issey Miyake e já realizou trabalhos para a Hermés, Toyota, Kartell, BMW e Swarovski.
Esta obra, "Watherfall", é feita com um tipo de vidro especial que foi usado na construção dos space shuttles.
Ao olhar pela expessura do vidro, depois de 4.8 metros, seus olhos vêem nitidamente o que tem do outro lado. Renato ficou lá e eu conseguia vê-lo perfeitamente.

Num outro momento de inspiração, fez "Snow" ...
Com um movimento randômico que simula o cair da neve sempre de modos diferentes, o artista hipnotiza e faz com que a gente se esqueça do tempo.
É tranquilizante ficar ali vendo o movimento de flocos brancos, numa caixa branca, montada numa sala totalmente branca ...

Korubayashi Takashi, outro grande artista japonês e contemporâneo de Tokujin, também vem impressionando milhares de pessoas com seu trabalho "Forest from Forest".
Ao entrar na sala, voce não imagina o que significa aquele "céu" meio amarelado sobre a sua cabeça numa altura que te obriga a andar curvada.
Mas, de repente, vc descobre que há como se erguer e "ir para a superfície", "sobre as nuvens"....
Mas ao invés "do céu" o que encontramos é inimaginável.

E voce fica estupefada !!!!
Uma floresta de árvores brancas, que parecem flutuar formando um bosque de contos de fadas.
Elas foram moldadas pelo artista em papel washi, um tipo de papel finíssimo, feito com fibras vegetais, com técnica antiga e totalmente manufaturada. O papel washi é patrimônio cultural imaterial da humanidade.

Indescritível a surpresa!
E aí vc descobre que existe mais do que apenas um furo e quer colocar a cabeça para fora em todos eles.
Porque a floresta branca é tão linda mas tão linda, que dá vontade de conhecê-la toda, de todos os ângulos e perspectivas!

Essa imagem, aí embaixo, tirei de um livro que trouxe desta exposição e dá uma ideia do que é este trabalho magnífico do senhor Korubayashi.

Depois destas experiências magníficas, com obras de grandes artistas que instigam a imaginação, invadem sua alma e mexem com suas perspectivas, fui brincar um pouco.
O resultado da brincadeira é esse da imagem abaixo!

A brincadeira era assim: voce sobe em um tablado com um fundo branco iluminado por trás.
Se tiver companhia, tudo pode ficar mais legal ainda !
Faz uma pose!

Sua sombra é projetada e ...

.... fazem uma foto da sua sombra!
E voce vira um personagem e pode contar a história que quiser!
Olha eu aí!

Sou apaixonada pelo Japão e acho que este post é sintomático de que estou com muita vontade de voltar à terra do sol nascente mais uma vez!
Gostou? :))