Tudo preto no branco ou ... quase isso!

Já está para "sair de cartaz" então, se vc gosta de arte com uma pegada POP ou melhor, OP, vale conferir!

Op Art - Ilusões do Olhar

As principais características deste movimento, são a repetição de formas simples, o uso do preto e do branco, os contrastes de cores vibrantes e sombras acentuadas.

IMG_2725.jpg

Op Arte ou Optical Art _ arte ótica _ mostra diversos trabalhos de diferentes artistas que se interessaram pelo movimento surgido no final da década de 1950.

No Brasil, é a primeira mostra mais abrangente que nos brinda com trabalhos nas áreas de moda, design, arquitetura, e mobiliário.

A curadoria é de Denise Mattar e a lista de participantes brasileiros e estrangeiros vai de concretistas a contemporâneos.

O "Vestido de noite" da foto acima criado por Alceu Penna, pertence ao acervo do MASP - Museu de Arte de São Paulo e, a estampa é obra de Hércules Barsotti para a Cia. Rhodia!

Muitos dos trabalhos confundem a visão e, por isso mesmo, são muito instigantes!

IMG_2718.jpg

Não sei porque mas, este trabalho acima (que eu não tive o cuidado de anotar de quem é), me lembrou muitooooooo o gato de Alice no País das Maravilhas além, claro, da poltrona Donna desenhada em 1969 pelo italiano Gaetano Pesce e inspirada nas formas femininas.

img_1_32_289.jpg

Ando gostando muito de preto e branco ... aliás, minha companheira de visita nesta exposição, minha filha Vicky, me disse que o P&B são os novos pretinhos básicos!

E olha a Vicky observando de pertinho o trabalho Velocity II de 2014, de Duda Rosa.

IMG_2720.jpg

Este "tótem" de pouco mais de 1,5 metros, ficaria lindo num pilar que tem na minha casa !!!!!!!!

IMG_2721.jpg

Uma experiência muito divertida é brincar de se aproximar e se afastar de cada trabalho. Eles criam a ilusão de ótica do movimento que pode ser de "ondas" que vão e vem, de elementos que crescem ou diminuem de tamanho ou de linhas que mudam de lugar ... muito lúdico!

IMG_2717.JPG

De repente, no meio de uma sala, um banco / mesa / caixão (será???) me lembrando as bandeiras de chegada da fórmula 1.

Mas aqui, diferentemente das bandeiras dos autódromos, o movimento dos quadrados e retângulos pretos e brancos, acontece com a nossa interferência, com o nosso olhar.

IMG_2714.jpg

Design, mobiliário, moda ...

As estampas ópticas entraram na moda nos anos 60 e se espalharam pelo mundo inspiradas nas pinturas Op da inglesa Bridget Riley.

Abaixo, algumas criações escolhidas pela curadora que representam a op arte na moda inclusive, na moda contemporânea.

IMG_2723.JPG

Este trabalho de Jeffrey Steele, um óleo sobre tela chamado Barroque Experiment - Fred Maddox de 1962/1963, me fez ficar um tempão na frete dele!

Eu pensava em como a inspiração necessita _ neste caso, particularmente_ de tempo, de conhecimentos matemáticos e de cálculo, de noções de física e de uma bagagem muito mais ampla do que o talento!

IMG_2713.jpg

A exposição Op Art Ilusões do Olhar, fica no Museu da Casa Brasileira, AQUI, em São Paulo até o dia 1 de Junho/2015.

Se vc gostou, ainda dá tempo!!!!!

IMG_2726.jpg

E desde a calçada do Museu da Casa Brasileira, a gente já entra no clima !

IMG_2727.jpg

Em tempo:

Com expografia de Guilherme Isnard, que utilizará efeitos de luz e profundidade para acentuar as características da mostra, OP-Art terá um espaço interno para a Fundação Oftalmológica Rubem Cunha que realizará, durante o período expositivo, a medição da acuidade visual a estudantes atendidos pelo Educativo MCB. “O desconhecimento de problemas visuais é um dos principais elementos responsáveis pela evasão escolar no Brasil”, afirma o Dr. Marcelo Cunha, da Fundação Rubem Cunha. “Dessa forma, a exposição Op-Art – Ilusões do Olhar cria um evento único, associando design, arte e moda a uma causa social”, conclui o médico.


  • Facebook Limpa
  • Instagram Limpa

Delícias da Vida: minha família - marido e filhas, minha casa que é o melhor lugar e ...  viagens!

As Filhas, sempre por perto, nem que de vez em quando, virtualmente.

Em casa, a Mesa posta com carinho, boa Comida, um Vinho ou Borbulhas geladas e Gente Querida!!!

Nos planos, sempre um Novo Destino e em Boa Companhia!

É disso que falo aqui: Estilo com Inspiração, Criatividade, Talento, Ideias, Inovação, Paixões, Originalidade .... Experiências!

Já passei dos 50, sou de Capricórnio com ascendente em Aquário e, assim, estou cada vez mais Leve e querendo Compartilhar as Boas Coisas da Vida!

 

 
Escrito por Mia Athayde