Impecavelmente assimétrica
Olhe bem, analise com calma, estude a fachada desta casa e me diga: o que lhe chama a atenção na foto abaixo?

Para quem tem um certo toque como eu, imaginar construir uma casa assim, seria quase impossível :))
Mas para o senhor José Tavares Guerra, o projeto executado pelo engenheiro alemão Karl Spangenberg era perfeito em sua busca de construir em Petrópolis, uma casa em estilo "queen victoria" que lhe lembrasse os anos de estudo em Eaton na Inglaterra, em fins do século XIX.

A assimentria da fachada da frente, exemplo da arquitetura eclética do final dos anos 1800, instiga quem visita a casa a parar, estudar a mansão e encontrar as diferenças.
São sete os "erros" entre os lados direito e o esquerdo da frente da casa que já foi cenário de produções de TV.

E então, achou as sete diferenças, os sete erros?
A casa por dentro é belíssima!
É uma das quatro propriedades particulares do século XIX no Brasil, em estado original.
Por alguns anos, algumas iniciativas culturais e visitas guiadas eram fonte de renda para o custeio da manutenção da casa.

Grande parte do material de acabamentos e decoração da casa _ inclusive trabalhos em madeira de lei brasileira entalhada na Europa _ como as maçanetas e dobradiças de bronze, os brocados que revestem paredes dos salões, as lareiras de mármore de Carrara, veio de fora.


Hoje a casa da Avenida Ipiranda ou Casa dos Sete Erros como é popularmente conhecida, está fechada à visitação e as fotos acima, são de diversas fontes livres para reprodução na internet.
Mas pode-se visitar este lindo e divertido remanescente do século retrasado pelo lado de fora e se encantar com os jardins que ainda permanecem como na época em que foram criados pelo botânico e paisagista frances, Auguste François-Marie Glaziou.

D. Pedro II e o Visconde de Mauá, faziam passeios matinais por lá ....
Mas essa luz, da foto acima, era da tarde .... do meu passeio vespertino por ali ....