Agora ela é chamada de PINA
Fazia tempo que eu não ia à Pinacoteca em São Paulo e, se vc estiver na cidade neste feriado, esta é uma boa dica de programa!

A minha ideia desta vez era ver de perto, ao vivo e em cores, a obra de José Spaniol, uma instalação no Octógono da Pinacoteca, chamada "Tiamm Schuoomm Cash" ...
Gostou do nome?

Trata-se de uma onomatopéia ...
Imagine uma tempestade à noite ....
Os barcos subindo uma grande onda ..... TIAMMMMMMM
Agora imagine que eles estão descendo a onda .... SCHUOOMM
E, por fim, os barcos batem na base da onda .... CASH
Adorei!

Apesar do nome, o escultor, pintor, desenhista, professor e gravador é brasileiro de São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul.
Este seu trabalho é inspirado em uma onda e foi desenvolvido a partir da observação do mar, de sua imprevisibilidade e dos movimentos causados por ele.
São dois barcos de madeira, cada um medindo 6 metros de comprimento e suspensos a 10 metros de altura, segurados por escoras de bambu.
Fascinante!

E mais um detalhe: no chão, estão gravadas em mármore diversas "palavras" que representam também de forma onomatoipaica os sons do mar.

A Pinacoteca agora tem um apelido ... é chamada de Pina ...
Mas mesmo com este diminutivo, ela continua linda, imponente, sólida, charmosa e convidativa!
Sempre fico muito feliz ali porque acho o projeto arquitetônico do edifício do antigo Liceu de Artes e Ofícios projetado no final do século XIX por Ramos de Azevedo, e reformada há alguns anos, um espetáculo.
É uma construção clara, iluminada, rústica e até lúdica.

E passear por ali, mesmo que não se tenha nenhum interesse específico no acervo ou em uma exposição que esteja acontecendo por ali (e são cerca de 30 ao ano!), já é um programa de primeira!


No final dos anos 1990, o arquiteto Paulo Mendes da Rocha fez a reforma do prédio e deu a ele um ar de modernidade, elegância e contemporaneidade que acolhe e envolve quem passeia por ali.
Criou pontes suspensas e o elevador ... ambos em aço.

E ir de lá prá cá pelos corredores abertos para o vão central ou usando as passarelas suspensas, é também brincar usando a imaginação porque parece que estamos em um castelo antigo e que podemos encontrar tesouros em todos os lugares!


E por falar em tesouros, ficam aqui uns flashes do que vi por ali, além dos barcos suspensos no Octógono!

Nosotros no sabiamos _ León Ferrari _ 1995

Autorretrato _ Efrain Almeida _ 2007

Ponto de ônibus _ Marcelo Zocchio _ 2011

Musa Impassível _ Victor Brecheret _ 1920

Céu _ Marcelo Zocchio _ 1998
E se vc gostou .... vem!

Endereço: Praça da Luz, 2, São Paulo, Estado de São Paulo
Cep.: 01120-010, Brasil
Telefone: +55 11 3324 1000
Quarta a segunda das 10h às 17h30 com permanência até as 18h.