Monza ... um subúrbio de Milão

Estou nessa cidadezinha linda e charmosa da Lombardia, que tem uma atmosfera medieval e que mantém ainda um ritmo tranquilo e delicioso de vida!

Já li e ouvi falar muito que Monza é uma comuna (como eles chamam) muito chique.

O que posso atestar pelas experiências que meu irmão e sua família que moram aqui tem, é que é sim uma cidade diferenciada em termos de infra-estrutura e atendimento público aos seus moradores.

Hoje o dia estava chuvoso mas mesmo assim, fomos passear pelo centro da cidade ...

Luca, meu sobrinho e Roberto meu irmão

O caminho para o centro é lindo!

Margeando o Parque de Monza onde fica o autódromo, há casas belíssimas, jardins maravilhosos, portões e gradis imponentes .... na minha cabeça tudo tem um certo ar aristocrático.

É aqui que fica também a Vila Reale, um palácio muito bonito dos anos 1700 da família/dinastia dos Habsburgo e que hoje exibe exposições e mostras muito interessantes. Fiz um post AQUI sobre uma visita a este lugar!

O centro de Monza é um encanto ...

Há, claro, um Duomo (a catedral) e ao lado dele, a Torre de Teodolinda, uma rainha que em 588 casou-se com Agilulfo coroado rei da Itália.

O dia estava chuvoso mas a atmosfera era aconchegante, tranquila ... e o reflexo da chuva no chão de pedras fazia tudo ficar muito bonito em contraste com o colorido dos guarda chuvas!

Nos edifícios, fachadas sempre muito bonitas!

Para onde se olha, percebe-se diferentes estilos, acabamentos, graus diversos de detalhes mas sempre nota-se uma elegância constante.

E há, claro, as pequenas entradas, os pátios, as ruazinhas, os segredos dos cantinhos escondidos ...

Um local muito importante em Monza é o Arengário na Piazza Roma que foi no passado, o Palácio Comunale ou a Prefeitura da cidade.

Construído no século 13, a parte inferior era usada como mercado e acima um grande salão era usado para assembléias dos políticos e mercadores.

Daquela varandinha chamada La Parlera, eram lidos os decretos para o povo e era dali que os priores assistiam as cerimônias que se realizavam na praça.

Atualmente o Arengário serve como showroom de artes e eventos culturais.

Hoje fomos visitar ali, uma exposição do fotógrafo francês Robert Doisneau chamada O Maravilhoso Cotidiano!

Fotos lindas mas nada podia ser fotografado!

Monza fica a apenas 18 kilômetros de Milão e, se vc não ficar nessa cidade que é um charme só, quem sabe dê ao menos um pulinho aqui só para conhecer ... vale à pena!

:))


  • Facebook Limpa
  • Instagram Limpa

Delícias da Vida: minha família - marido e filhas, minha casa que é o melhor lugar e ...  viagens!

As Filhas, sempre por perto, nem que de vez em quando, virtualmente.

Em casa, a Mesa posta com carinho, boa Comida, um Vinho ou Borbulhas geladas e Gente Querida!!!

Nos planos, sempre um Novo Destino e em Boa Companhia!

É disso que falo aqui: Estilo com Inspiração, Criatividade, Talento, Ideias, Inovação, Paixões, Originalidade .... Experiências!

Já passei dos 50, sou de Capricórnio com ascendente em Aquário e, assim, estou cada vez mais Leve e querendo Compartilhar as Boas Coisas da Vida!

 

 
Escrito por Mia Athayde  
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now