Monza ... um subúrbio de Milão
Estou nessa cidadezinha linda e charmosa da Lombardia, que tem uma atmosfera medieval e que mantém ainda um ritmo tranquilo e delicioso de vida!

Já li e ouvi falar muito que Monza é uma comuna (como eles chamam) muito chique.
O que posso atestar pelas experiências que meu irmão e sua família que moram aqui tem, é que é sim uma cidade diferenciada em termos de infra-estrutura e atendimento público aos seus moradores.
Hoje o dia estava chuvoso mas mesmo assim, fomos passear pelo centro da cidade ...

Luca, meu sobrinho e Roberto meu irmão
O caminho para o centro é lindo!
Margeando o Parque de Monza onde fica o autódromo, há casas belíssimas, jardins maravilhosos, portões e gradis imponentes .... na minha cabeça tudo tem um certo ar aristocrático.




É aqui que fica também a Vila Reale, um palácio muito bonito dos anos 1700 da família/dinastia dos Habsburgo e que hoje exibe exposições e mostras muito interessantes. Fiz um post AQUI sobre uma visita a este lugar!

O centro de Monza é um encanto ...
Há, claro, um Duomo (a catedral) e ao lado dele, a Torre de Teodolinda, uma rainha que em 588 casou-se com Agilulfo coroado rei da Itália.



O dia estava chuvoso mas a atmosfera era aconchegante, tranquila ... e o reflexo da chuva no chão de pedras fazia tudo ficar muito bonito em contraste com o colorido dos guarda chuvas!



Nos edifícios, fachadas sempre muito bonitas!
Para onde se olha, percebe-se diferentes estilos, acabamentos, graus diversos de detalhes mas sempre nota-se uma elegância constante.





E há, claro, as pequenas entradas, os pátios, as ruazinhas, os segredos dos cantinhos escondidos ...




Um local muito importante em Monza é o Arengário na Piazza Roma que foi no passado, o Palácio Comunale ou a Prefeitura da cidade.
Construído no século 13, a parte inferior era usada como mercado e acima um grande salão era usado para assembléias dos políticos e mercadores.

Daquela varandinha chamada La Parlera, eram lidos os decretos para o povo e era dali que os priores assistiam as cerimônias que se realizavam na praça.
Atualmente o Arengário serve como showroom de artes e eventos culturais.
Hoje fomos visitar ali, uma exposição do fotógrafo francês Robert Doisneau chamada O Maravilhoso Cotidiano!
Fotos lindas mas nada podia ser fotografado!

Monza fica a apenas 18 kilômetros de Milão e, se vc não ficar nessa cidade que é um charme só, quem sabe dê ao menos um pulinho aqui só para conhecer ... vale à pena!

:))