Instituto Wesley Duke Lee

20.05.2016

Em uma casa que hoje abriga um espaço para fomentar a arte e a cultura, está o Instituto Wesley Duke Lee ... eu eu estive lá!

Transgressor e progressista, Wesley Duke Lee (São Paulo SP 1931-2010) foi o pioneiro da linguagem e dos temas pop no Brasil.

Em 1963 criou o movimento realismo mágico e sempre foi um artista de uma sensibilidade refinada, com domínio técnico e gosto complexo.

Pintor, gravador, professor, escultor ... artista gráfico, desenhista ...

Conhecer este espaço em que respira-se um pouco da intimidade de WDL e perceber a sua inquietação e busca por experiências múltiplas e amplas, foi como mergulhar em uma atmosfera quase onírica.

Em 2013, sua sobrinha Patrícia Lee e o galerista Ricardo Camargo fizeram este lugar ... Uma casa museu com móveis, objetos, livros, discos ( LPs !!!!), fotos, trabalhos e tantas referências do mundo eclético deste artista.

A ideia deste espaço e de seus idealizadores é expor os bens pessoais e celebrar a inquietude, a inteligência e a arte de Wesley Duke Lee.

Eu fiquei impressionada com a quantidade de objetos dispostos na casa ...

Até uma parte de um bar do artista está ali!

Diferentemente de uma experiência em um museu tradicional, esta casa é quase viva!

Tem banheiro (com quadros e objetos dele), tem plantinhas na entrada, um relógio de parede dos anos 70" meio largado por ali e até suas memoráveis gravatas coloridas que tão bem combinavam com seus suspensórios e foulards!

A atmosfera poderia ser um tanto mórbida mas é, ao contrário, interessante e curiosa.

O lugar tem um charme da segunda metade do século XX ... é colorido e até aconchegante!

E é, muitas vezes, divertido também!

No andar de cima, estão centenas de lembranças fixadas em um grande painel e, se vc se detiver por alguns minutos passando os olhos por ali, vai encontrar "de um tudo"!

Até carteirinha da boate Hippopótamus ou um documento que lhe dava direito a entrar na Câmara dos Deputados no Congresso Nacional a convite do então deputado Cunha Bueno!

"Seu Wesley" como eu resolvi chamá-lo durante a minha visita ao Instituto, era um homem interessantíssimo, a julgar pelo "mundo" que o cercava e lhe era caro.

E, desconfio que tivesse também um lado engraçado e divertido ... Será?

Em 2015, na SP- Arte daquele ano na Bienal, o espaço dedicado a este artista já havia me interessado.

E lá, me lembro de um trabalho dele que estava a venda .... uma caixa grande contendo 50 pranchas (uma mais linda que a outra), numeradas.

É uma obra de 1980 e chama-se Cartografia Anímica.

Aqui, vi com calma várias dessas pranchas ....

E veja o que Wesley Duke Lee fala sobre esta obra:

"Esses mapas são uma tentativa de organizar mentalmente uma série de conceitos históricos, mitológicos, políticos, sociais e religiosos, numa visão de mundo.

É um esforço mental projetado esteticamente para harmonizar a psique. Posso dizer que levou quarenta e oito anos para realizá-lo conceitualmente.

É uma vivência, sujeita a modificações e transformações.

Como tudo que é vivo" .

A obra no cavalete, ainda ficou por terminar ...

Mas o conjunto dela, está muito bem representado nesse universo quase particular que é o Instituto.

"A palavra arte é usada para muitos fins, e até pode ser empregada pejorativamente. De minha parte, quando eventualmente digo: isto é a minha arte, significa que atingi uma certa perfeição entre o que tinha na cabeça e o que realizei, ou seja, entre meus pensamentos e sentimentos e a geração da obra. (...) Neste ponto, eu entendo porque o elemento humor é tão importante, quando se fala em arte: ele é que dá um outro polo para fazer o balanço."

WDL

Gostei muito dessa visita e de conhecer mais desse homem, do artista ....

Me peguei mergulhada na vida de uma pessoa que nunca vi pessoalmente e de quem só escutei a voz através de alguns vídeos (santa tecnologia!) .... mas por quem sempre tive uma certa curiosidade e admiração ...

 

Espero que vc também tenha aproveitado!

 instituto@wesleydukelee.com

+55 (11) 5687 4859

Rua Frei Galvão, 105, São Paulo - SP - Brazil - CEP: 01454-060

 

 

 

Please reload

November 14, 2017

October 27, 2017

August 25, 2017

August 22, 2017

Please reload

  • Facebook Limpa
  • Instagram Limpa

Delícias da Vida: minha família - marido e filhas, minha casa que é o melhor lugar e ...  viagens!

As Filhas, sempre por perto, nem que de vez em quando, virtualmente.

Em casa, a Mesa posta com carinho, boa Comida, um Vinho ou Borbulhas geladas e Gente Querida!!!

Nos planos, sempre um Novo Destino e em Boa Companhia!

É disso que falo aqui: Estilo com Inspiração, Criatividade, Talento, Ideias, Inovação, Paixões, Originalidade .... Experiências!

Já passei dos 50, sou de Capricórnio com ascendente em Aquário e, assim, estou cada vez mais Leve e querendo Compartilhar as Boas Coisas da Vida!

 

 
Escrito por Mia Athayde  
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now