top of page

Confeitaria Colombo

E ali estava eu, sentadinha no Salão Térreo e admirando cada detalhe deste lugar lindolindolindo que existe desde 1894 ...

Fundada em 1894, na rua Gonçalves Dias - coração do Rio - a Confeitaria Colombo faz parte do patrimônio cultural e artístico da cidade e é ponto de referência da história da cidade e do Brasil como espaço para debates engajados e decisões políticas.

Semana passada estive no Rio ciceroneando uma senhora mexicana muito simpática!

Como ela, nos próximos dias iria fazer um tour turístico pela cidade, escolhi alguns programas diferentes e, um deles foi irmos à Confeitaria Colombo no centro da cidade!

A Colombo esta dividida em dois grandes e imponentes salões: o térreo e o superior.

Impossível não se admirar com a beleza clássica e charmosa deste lugar quase mágico!

Da mesma forma, é difícil não associar a Colombo à história do Rio de Janeiro e imaginar quantos encontros aconteceram ali nestes últimos séculos.

Primeiramente, subimos pelos elevadores com suas portas pantográficas ao salão superior.

O hall que antecede o salão superior é cheio de detalhes ... o piso em ladrilhos hidráulicos, os espelhos ( são MARAVILHOSOS em toda a casa), os detalhes de boiserie nas paredes, os lustres, os móveis, as pinturas ....

Lá em cima, servem um buffet e o ambiente é mais calmo, mais tranquilo ...

É o restaurante Cristóvão, batizado assim em homenagem a Cristóvão Colombo como o nome da própria confeitaria.

Mas o que mais impressiona, é a vista que se tem do salão do piso térreo....

Além, é claro, do teto com um vitral deslumbrante.

Este andar foi construído em 1922, após uma reforma e os vitrais fazem na verdade, as vezes de uma enorme claraboia.

Ele mede 8,00 x 4,50 metros e os balcões, assim como as mesas de quatro lugares, estão sempre iluminadas pela luz do dia que o vitral permite entrar na casa.

Logo na entrada da Colombo, do lado esquerdo, está o balcão da confeitaria e, ali, voce pode apenas pedir um dos doces que ficam na vitrine de vidro quase que dizendo "me pega, me leva, me come" !!!!!!!

O lugar é daqueles que mais Belle Époque, impossível!

Aliás, este é o clima da Colombo que, entre 1912 e 1918, recebeu uma reforma e nela, foram instalados os enormes espelhos de cristal trazidos da Antuérpia emoldurados por elegantes frisos talhados em madeira de jacarandá.

Há ainda enormes cristaleiras enfeitadas com pratos que já testemunharam o escritor Machado de Assis bebendo limonada e o músico Villa-Lobos tocando o piano.

No cardápio de lanches da Colombo há alguns dos quitutes mais tradicionais da cidade, como a grande e suculenta Coxa Creme e os sanduichinhos de pão de miga – dois símbolos da Colombo que resistem ao tempo.

Minha escolha no entanto, foi uma salada de grão de bico com bacalhau que, confesso, não estava lá essas coisas.

Mas não importa que a comida da Confeitaria Colombo não seja maravilhosa.

Sentar em uma das suas cadeirinhas de palhinha e ficar com os olhos que não paravam de ir de um detalhe a outro arregalados com tanta beleza, é um programa inesquecível e eu, recomendo!!!!!

Endereço: R. Gonçalves Dias, 32 - Centro, Rio de Janeiro - RJ

Tel.: (21) 2505.1500

#onthetable #decoration #decor #ConfeitariaColombo #Casadechá #RiodeJaneiro #HistóriadoRio #BelleÉpoque #Ficaadica #perfectplace #cultura #viajens #musttosee #restaurante

  • Facebook Limpa
  • Instagram Limpa

Delícias da Vida: minha família - marido e filhas, minha casa que é o melhor lugar e ...  viagens!

As Filhas, sempre por perto, nem que de vez em quando, virtualmente.

Em casa, a Mesa posta com carinho, boa Comida, um Vinho ou Borbulhas geladas e Gente Querida!!!

Nos planos, sempre um Novo Destino e em Boa Companhia!

É disso que falo aqui: Estilo com Inspiração, Criatividade, Talento, Ideias, Inovação, Paixões, Originalidade .... Experiências!

Já passei dos 50, sou de Capricórnio com ascendente em Aquário e, assim, estou cada vez mais Leve e querendo Compartilhar as Boas Coisas da Vida!

 

 
Escrito por Mia Athayde  
bottom of page