As Oliveiras por diferentes mulheres
Eu tenho um carinho e um encantamento especiais pelas oliveiras!
São árvores que vivem muitas vezes por séculos, guardam histórias, são mágicas...

E foi por isso que fiquei muito curiosa com a exposição "Women and Their Olive Trees", que foi inaugurada ontem no D&D Shopping, em São Paulo.

Achei muito interessante conhecer os trabalhos de mulheres de diferentes lugares do mundo que têm em comum a inspiração e o desejo de Paz e União entre os povos e que, através de suas telas, dividem essa boa energia com todos os que tem a alegria de observar suas diferentes árvores.


A exposição está montada pelos corredores do shopping.
Os quadros estão pendurados sobre painéis verticais e faz de um passeio que poderia ser só um "bater perna", uma experiência de observação muito interessante.



Estas 35 mulheres de diversas etnias, judias, muçulmanas, cristãs e drusas, mostram a visão que cada uma delas tem da Oliveira, árvore símbolo da vida.
Olha só este trabalho ....
Vida ... Vida !!!!

As oliveiras são preciosas ... oferecem sombra, alimento, cura, luz ...
E fico imaginando como isso é caro e, sempre o foi ao longo da história, especialmente em lugares mais secos, inóspitos, carentes de benesses da mãe natureza ....



Trazida ao Brasil pela WIZO-SP, organização criada em Israel com objetivo de ajudar a melhorar a condição de vida de mulheres em situação de vulnerabilidade, a exposição, idealizada pelo diretor Dudu Moatty, já percorreu a Europa e foi exibida em países como Itália, França, Suíça e Alemanha.

Os estilos e as "técnicas" são diversas, assim como devem ser as vidas dessas 35 mulheres.
Não há valor artístico nesses quadros mas percebe-se um grande valor afetivo.
Não sei fiquei sugestionada mas, apesar de não me impressionar pelos trabalhos em si, fiquei bem tocada pelo que cada um deles tenta contar.


Este aqui acima, tem flores de material sintético coladas e relevo de tinta e areia no tronco da oliveira. Veja o detalhe abaixo.
Apesar da mulher ali atrás no canto superior esquerdo do quadro, com a mão no rosto e as malas ao lado sugerindo tristeza da partida ou "não sei para onde ir" , há nesse quadro, alegria e esperança ...

Mesmo que as oliveiras não deem flores, a artista Aliza Peled, enfeitou e perfumou seu trabalho feito em 2015 ....

Para entender um pouco mais ....

Gostei muito de visitar essa exposição e gostei mais ainda da alegria e da esperança que senti ...
E saí de lá com vontade de ir para algum lugar em que as oliveiras cresçam com suas folhinhas pequenas verde acinzentadas e seus frutinhos maravilhosos!

Só não quero ver oliveiras cortadas ...
Acho que nem essa artista quer.

Mas como a ideia aqui é de esperança, vale comprar uma mudinha e quem sabe, vê-la crescer !!!!!

Exposição “Women and their Olive Trees”
De 22 de novembro a 02 de dezembro
Local: D&D Shopping. Av. das Nações Unidas, 12.555, Brooklin