Chagall revelando seu lado teatral
Foi aberta em 31 de Julho deste ano, uma exposição espetacular com trabalhos do gênio Marc Chagall.
E, euzinha, :)) tive a alegria e o privilégio de visitá-la!!!!!!!!!
Foi emocionante !!!!!!
Quer ver um pouquinho?

A exposição está aberta no LACMA _ Los Angeles County Museum of Art _ o maior museu de artes do oeste norte americano, em Los Angeles.
Já na rua, a fachada do LACMA impacta e interessa.
O trabalho "Urban Light", de Cris Burden, um conjunto de postes de iluminação que deve ser uma das obras de arte mais fotografadas do museu, é realmente bacana de ser apreciada.


Mas vamos entrar ...

A exposição chama-se Fantasies for the Stage (algo como Fantasias para os Palcos), apresenta os figurinos vibrantes criados por Chagall e os desenhos destas peças (importante dizer que alguns deles nunca foram exibidos desde que apareceram nos palcos na década de 1940).
O conjunto de desenhos e figurinos foram feitos para os balés “Aleko”, “The Firebird” e “Daphnis e Chloé,” e para a ópera “A Flauta Mágica”.
Imagina estar sentado na plateia deste espetáculo?

Foto: Los Angeles Times
Marc Chagall, judeu, cresceu na cidade de Vitebsk, Russia.
E, desde menino, sonhava em ser cantor, dançarino, violinista e poeta.
Os músicos, instrumentos musicais, cantores e personagens etéreos presentes em grande parte de sua obra, refletem este desejo ou sonho da juventude.

Marc Chagall trabalhando nos painéis do Metropolitan Opera House em Nova Iorque : The Triumph of Music, Atelier de Gobelins, Paris, 1966
Foto: Los Angeles Times
A exposição conta com 145 objetos incluindo 41 figurinos e muitos dos desenhos de criação de cada um deles.


Ou ainda os desenhos dos cenários ....


Eu sempre fui apaixonada pelos trabalhos deste grande artista ....
Seus traços, suas pinceladas, a técnica da aquarela e do guache, os vitrais, os temas oníricos e, principalmente as cores alegres e vibrantes usados por Marc Chagall me emocionam profundamente ... sempre ...


E Chagall registra em muitos de seus trabalhos, a celebração do amor, do casamento, da união ... e eu, A-DO-RO isso !!!!!!

Imaginem a minha emoção ao entrar no espaço que abriga esta exposição e dar de cara com uma série de quadros e figurinos em manequins em seu tamanho real ... tudo colorido, iluminação dramática, trilha sonora dos balés ...
Foi arrebatador !

Esta foto é da exposição que passou antes pelo Museu de Belas Artes de Montreal.
Fonte: Museu de Belas Artes de Montreal
Um espetáculo grandiosamente disposto em palcos (alguns móveis) e profundamente performático ... Enfim, fiquei LITERAMENTE sem ar e com os olhos arregalados!!!!!



É interessantíssimo e especialmente prazeiroso conhecer e, de certa forma entender o processo ... desenho e obra juntos ....


Mas, mais do que qualquer outra coisa, andar pelo meio das obras é uma experiência deliciosa!
E é também diferente de olhar um quadro em uma parede, apreciar um painel, um vitral, uma cúpula (como a da Ópera Garnier em Paris que é LindaLindaLinda) ...
É mais forte, mais intenso, mais dramático e mais instigante ...


Chagall ousa, explora limites e se entrega às texturas e cores de forma quase infantil e o resultado, é um conjunto arrebatadoramente belo!
Primeiramente, no papel ou em telas ....



E, na mesma medida, na grandiosidade dos figurinos criativos e improváveis ....



Enfim ... me surpreendi, me encantei, me emocionei, me arrepiei e sou profundamente grata à vida (e ao meu marido querido que me levou para Los Angeles :)) pela oportunidade de ter tido esta experiência maravilhosa!

Em uma tradução livre ..... "Eu adoro o teatro e eu sou um pintor.
Acredito que os dois foram feitos para um casamento de amor."
Marc Chagall
Muito obrigada Sr. Chagall ...
O mundo é melhor e mais bonito por sua causa ....

Auto retrato ..